Anúncio

O FUSCA BRASILEIRO QUE VIROU BARCO EM 1960!

 Autos

Em 1960 UM FUSCA NAVEGOU POR REPRESAS E LAGOS BRASILEIROS! SAIBA COMO!

00:00
o dia em que um Fusca normalzinho ou quase né foi parar dentro de uma represa hoje tem história aqui no canapés [Música] Olá amigo do canal Peroba bem-vindos começando já se inscreve aqui no canal se não for inscrito isso não vai apagar nada e vai ficar por dentro dessa nostalgia maravilhosa porque aqui todo dia ele nostalgia ó Segue o canal também nas redes sociais Olha só idealizado em 1959 e realizado pela primeira vez em novembro de 1960 o primeiro Salão do Automóvel era organizado pela empresa Alcântara Machado feiras e promoções Com
00:45
patrocínio e apoio da anfávia o evento marcava o início de uma Nova Era na indústria Nacional a do automóvel e buscava mostrar as mais recentes novidades da industria automobilística brasileira que naquele tempo variavam entre o exótico home e Zeta passando por Volkswagen Renault dolphine Aero Willys e fenem JK uma homenagem ao Presidente Juscelino Kubitschek inclusive nesse ano foi a inauguração Brasília né 1960 Capital Federal que era no Rio foi para Brasília em 1960 o primeiro Salão do Automóvel ao contrário do que aconteceu
01:23
nos mais recentes ele foi realizado no Parque do Ibirapuera lugar que abrigou as edições do evento até 1962 naquela época o lago do Parque possui a cerca de 2,5 m de profundidade e era frequentemente usado para fins de lazer com passeios e barco e pedalinhos o que não acontece mais hoje em dia pouco tempo antes do primeiro salário não acontecer o departamento de testes da Volkswagen no Brasil lá em São Bernardo do Campo buscava estudar a vedação do Fusca afins E aprimorá-la caso fosse necessário a ideia de Volkswagen anfíbios não era uma novidade
02:03
para quem não sabe anfíbio é um veículo que tem a capacidade de rodar em terra firme e também de Navegar em rios lagos e até mar isso é um veículo anfíbio e durante a segunda guerra mundial a Volkswagen produziu aquele China invade né que era um anfíbio mesmo com um mecânica Volkswagen ar que foi usado intensamente pelo exército alemão durante a Segunda Guerra e que depois do fim dos conflitos acabou ficando conhecido por ser usado para lazer né um carro que podia andar na terra e na água quem não queria ter um carro assim eu eu
02:40
gostaria sabendo disso o pessoal da Volkswagen aqui do Brasil foi lá na linha de montagem pegou um Fusca lá um Fusca comum um Fusca qualquer aqui em 1960 inclusive ainda usava setas bananinhas né na coluna certo não era no paralama com um Fusca desse eles realizaram algumas modificações eles blindaram o motor numa espécie de cofre lacrado elaboraram um novo sistema de escapamento que ao invés de sair para baixo saía para cima ao lado das da janela traseira do vigia traseiro algo similar que nós vimos em veículos
03:15
off-road hoje em dia que é justamente para isso o carro Entrar em lamaçais e até Rios mesmo sem ter nenhum problema com sistema de escape para impulsionar o carro na água foi instalado uma pequena hélice de três pás acoplada a polia do motor também reforçaram o sistema de vedação das portas e só isso é isso mesmo só isso o seu Fusca aqui hoje não consegue passar nem numa poça d'água sem entrar água na assoalho não teve nenhuma alteração no sistema original para navegar dentro de uma represa Brincadeiras à parte era justamente isso
03:49
que eles queriam ver a eficiência da vedação original do Assoalho logo não faria sentido fazer mudanças ali que não seriam implementadas na linha Originalmente então por isso que não foi mexido E por incrível que pareça não entrou água pelo menos foi o que disseram o Fusca ele já é mesmo selado por baixo isso aí era até enfatizado em propagandas da época mesmo mas mesmo assim por segurança eles instalaram uma bomba do falas que era capaz de drenar eventuais infiltrações que pudesse acontecer tanto lá no cofre do motor
04:19
quanto no habitáculo da cabine é uma espécie de bomba de Porão vamos dizer assim mas que não precisaram ser usadas foi na represa de Guarapiranga porque ficava próximo à fábrica da Volks que o Fusca anfíbio navegou pela primeira vez o salão do automóvel daquele ano foi inaugurado num sábado dia 26 de novembro e durou até 11 de Dezembro como a Volkswagen não tinha muito que mostrar naquele ano esse carro que a princípio era apenas um estudo um veículo para teste acabou ficando tão curioso chamando atenção que resolveram levar
04:53
esse carro para ser exposto lá no estande da marca no salão quando navegou no lago do Ibirapuera onde o evento era realizado dividiu as águas com Barcos e Canoas que por ali passeavam e chamou bastante atenção principalmente no momento é que entrava na água parecendo que afundar o que obviamente não acontecia a marca deixou claro que o não tinha objetivos comerciais e não se fabricar em série mas mesmo assim virou uma das grandes atrações do evento que reuniu mais de 400 mil pessoas nos 16 dias em que foi realizado o primeiro
05:26
Salão do Automóvel foi um Panorama completo de toda a indústria automobilística brasileira automóveis jeeps ônibus caminhões e furdões aliaram-se para grande parada eu falei do chimagin aqui e nessa foto Dá até para ver um deles ali ó navegando próximo do Fusquinha além da represa de Guarapiranga e do lago do Ibirapuera esse Fusca esse mesmo Fusca também navegou na Lagoa Rodrigo de Freitas lá no Rio de Janeiro para onde foi rodando inclusive através da Rodovia Presidente Dutra e o carro comum tirando a pequena
06:00
hélice atrás né aquela hélice de três passos e o escapamento que sai pra cima era um carro que podia rodar normalmente o jornal O Globo do dia 15 de dezembro de 1960 anunciava a chegada do Fusca como um Volkswagen na lagoa o principal Executor desse projeto foi heraget Schmidt que na época era chefe do departamento de testes da Volkswagen Mauro Salles que era uma espécie de redator automobilístico do jornal O Globo também dirigiu o carro na lagoa e disse Abre aspas o carro flutua bem com dois passageiros e até três com a linha
06:35
d'água na base dos Faróis na curva inferior dos Paralamas traseiros o carrinho navegou com a naturalidade como se foram um barco carregado mantive uma leve aceleração e a velocidade desenvolvida era de uns 10 km/h as rodas dianteiras agiram como Leme e foi possível manobrar em Curvas e pequeno diâmetro dirigia o tempo todo de sapatos e meias e só os molhei quando ao descer do Sedan pisei em uma aposta de chuva Essa é mais uma história curiosa envolvendo a Volkswagen no Brasil é claro que ao redor do mundo ao longo do
07:09
tempo outras pessoas também se aventuraram em fazer fuscas flutuar a própria Volkswagen teve um comercial que não foi brasileiro que um Fusca foi também jogado é na água eu não sei que tipo de preparação foi feito nesse daí em específico mas outras pessoas já se aventuraram também dessa maneira [Aplausos] [Música] [Música] [Música] além dos nossos vídeos dessa nostalgia
08:18
tem também mais curiosidades eu aguardo vocês no próximo vídeo aqui no canal PL um grande abraço e até o próximo tchau [Música]

#vwfusca #curiosidades #fusca

Adicionado em: 01-03-2023
Categoria: Autos

Já foi visto 190 vezes
Tags: Nenhum